sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Mundial da Água

Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela ONU, em 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural (Brasil Escola), visto que, atualmente cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).




Podemos observar pela a história, que a água sempre obteve papel fundamental no desenvolvimento, seja como meio de subsistência, seja no desenvolvimento de tecnologias. Aqui no Vale do Itajaí, tornou-se fator denominante para a região, e que demonstra preponderância quando se trata de eventos climáticos, mas também recurso estratégico que possibilita diversas opções de manejo e uso (inclusive para as tendências de ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável), ou seja, a relação com local.

Pesquisando a respeito da relação Água x Desenvolvimento Regional, gostaria de compartilhar com vocês este artigo de Vera Beatriz Köhler e Nilson Cesar FragaAS ENCHENTES NO VALE DO ITAJAÍ-AÇU, SC: DAS OBRAS DE CONTENÇÃO A INDÚSTRIA DA ENCHENTE, que apresenta uma análise interdisciplinar dos diversos cenários relacionados à enchente, às questões sociais, ao desenvolvimento e os estudos e propostas já apresentados.

Cabe ainda, noticiar que hoje, ocorre 32º Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), onde serão apresentados os relatórios de atividades dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas do Estado e a prestação de contas do Fundo Estadual de Recursos Hidricos (Fehidro) em 2012. Será discutido, ainda, o andamento do processo de instituição do Comitê Uruguai e as obras programadas pelo Governo do Estado para contenção de cheias na Bacia do Itajaí. (SDS)

Bom final de semana,



Nenhum comentário:

Postar um comentário